Estudar na Biblioteca

Ensino Médio IBPI Bilíngue:
Transformando estudantes em cidadãos globais.

O Ensino Médio do Colégio IBPI está fundamentado na diversificação e flexibilização curricular adotando uma metodologia sócio interacional.

O currículo está organizado em duas partes: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF).

A FGB - Formação Geral Básica consiste no desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. É a parte do currículo comum a todos os estudantes do Brasil, independente da escola onde estiver matriculado.

Os IF – Itinerários Formativos têm como referência o protagonismo do aluno e o seu projeto de vida. A ideia central é o aprofundamento em temas que dialogam com a carreira que o aluno pretenda seguir ao fim do Ensino Médio.

O núcleo integrado do IF inclui Projeto de Vida, Produção de Textos e o Programa Bilíngue ministrado em parceria com o IBEU – Instituto Brasil e Estados Unidos com aulas diárias. As Eletivas são cursos com módulos semestrais com conteúdo que complementa a formação do estudante.

Os alunos podem escolher entre três opções de trilhas de aprofundamento: Humanas+. Exatas+ ou High School. Optando por Humanas+ a carga horária Linguagens e Ciências Humanas fica ampliada.

Optando por Exatas+ a carga horária de Matemática e Ciências da Natureza fica ampliada.

IF - Itinerário Formativo

Os Itinerários Formativos são compostos de um Núcleo Integrado, Eletivas e de Trilhas de Aprofundamento.

• O Núcleo Integrado inclui Projeto de Vida, Produção de Textos e o Programa Bilíngue ministrado em parceria com o IBEU,com aulas diárias.

• ​As Eletivas são cursos com módulos semestrais com conteúdo que complementa a formação do estudante.

• ​Os alunos podem escolher entre três opções de Trilhas de Aprofundamento: Humanas+, Exatas+ e High School.

FGB - Formação Geral Básica

Aulas das seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Estudante universitário

Humanas +

Trilha de Aprofundamento nas áreas do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Exatas +

Trilha de Aprofundamento nas áreas do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

High School

Trilha de certificação Dual Program US High School IBEU: Programa de imersão no universo acadêmico norte-americano.