Estudar na Biblioteca

Novo Ensino Médio IBPI:
Transformando estudantes em cidadãos globais.

O Novo Ensino Médio do Colégio IBPI está fundamentado na diversificação e flexibilização curricular, e na articulação com a educação profissional. Além de garantir uma formação integral, o currículo tem foco no desenvolvimento de habilidades sócio emocionais.

A principal mudança curricular é a organização em duas partes: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF).

A FGB - Formação Geral Básica consiste no desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. É a parte do currículo comum a todos os estudantes do Brasil, independente da escola em que estiver matriculado.

Os IF – Itinerários Formativos têm como referência o protagonismo do aluno e o seu projeto de vida. A ideia central é o aprofundamento em temas que dialogam com a carreira que o aluno pretenda seguir ao fim do Ensino Médio.

FGB

Formação Geral Básica

IF

Itinerários Formativos

+ de 1.200

+ de 1.000 horas anuais

+ de 3.000

IF - Itinerário Formativo

Os Itinerários Formativos são compostos de um Núcleo Integrado, Eletivas e de Trilhas de Aprofundamento.

O Núcleo Integrado inclui Projeto de Vida, Produção de Textos e Programa Bilíngue IBEU.

As Eletivas são cursos com módulos semestrais com conteúdo que complementa a formação do estudante.

Os alunos podem escolher entre três opções de Trilhas de Aprofundamento.

FGB - Formação Geral Básica

Aulas das seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Estudante universitário

Humanas +

Trilha de Aprofundamento nas áreas do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Exatas +

Trilha de Aprofundamento nas áreas do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

High School

Trilha de certificação Dual Program US High School IBEU: Programa de imersão no universo acadêmico norte-americano.